Numa bela manhã, você se acorda, vai ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas, bem como para escovar os dentes, e quando você está fazendo a higienização bucal, percebe que há algo estranho na sua garganta - uma massinha branca ou meio amarelada, com odor fétido, acaba de sair da sua boca, logo, você pensa: o que será que é isso?
![]() |
A imagem mostra a presença de caseum (bolinha de queijo), que formam em pequenas cavidades existentes nas amígdalas |
Popularmente conhecido como bolinha na garganta ou bolinha de queijo, porque seu nome deriva do latim - caseum - significa "queijo". O termo correto seria cáseos amigdaliano, também denominado como tonsilolito; podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros, ou ainda, têm de ser retirados das amígdalas mediante a utilização de instrumentos ou “apertando-se”.
O cáseo amigdaliano se forma em invaginações existentes nas amígdalas, chamadas criptas amigdalianas, basicamente quando estamos frente a uma diminuição do fluxo salivar ou de uma descamação epitelial acima dos limites fisiológicos ou ainda em ambas as situações (TÁRZIA O, 2003).
COMO ELES SE FORMAM?
Os cáseos são formados por restos protéicos, alimentares e salivares, células que se descamam da mucosa bucal e bactérias. Estas bactérias se alimentam das proteínas presentes nestes restos protéicos e células descamadas. Ao final do metabolismo bacteriano, são produzidos compostos de odor desagradável, chamados de Compostos Sulfurados Voláteis (CSVs), gases derivados do enxofre. Estes gases, ao atingirem uma determinada concentração, dão ao hálito um cheiro característico de enxofre ou ovo estragado, constituindo-se em uma etiologia (doença) comum de halitose crônica.
CONSEQUÊNCIAS
A presença de cáseos pode favorecer o aparecimento de inúmeras desordens bucais e sistêmicas, como a saburra lingual, a doença periodontal, mau hálito (halitose), amigdalites, entre outras, além de afetar as relações interpessoais.
SINAIS E SINTOMAS
- Sensação de desconforto ou irritação frequente de garganta.
- A eliminação de cáseo amigdaliano.
- A halitose (que pode estar associada com a eliminação de cáseos amigdalianos).
- Sensação de corpo estranho na garganta.
Se você apresenta os sinais e sintomas de cáseo amigdaliano, procure um especialista - otorrinolaringologista - responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e do pescoço, especialmente, ouvido (oto), nariz (rhino) e garganta (laringo).
Consiste no tratamento clínico, através do uso de anti-inflamatórios, de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas, ou por meios cirúrgicos.
- Ingestão diaria de 2 litros de água.
- Escovar os dentes após as refeições.
- Uma boa higienização oral (fio dental, escovação dos dentes e língua) e gargarejos.
Remédio caseiro
Um remédio caseiro à base de romã e própolis, utilizado através de gargarejos, sendo uma ótima opção para ajudar no tratamento dos cáseos, pois a romã possui propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e o própolis é um antibiótico natural.
Ingredientes
20 g de folhas e flores de romã
3 gotas de própolis
2 xícaras de águá
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar a romã e a própolis. Depois deixar esfriar, faça gargarejos durante 30 segundos até 5 vezes por dia.
Ficou interessador em saber mais? Então não deixe de acessar os sites abaixo:
Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos
Cáseos Amigdalianos ou Caseum, o que são?
Você sabe o que são cáseos?
Mau hálito ou Halitose: conheça suas causas, tratamentos e consequências
Cáseos amigdalianos: saiba como prevenir as desagradaveis pedrinhas que se acumulam na garganta
As fontes de pesquisas são os sites citandos anteriormente.
REMOÇÃO DE CÁSEOS AMIGDALIANOS